sexta-feira, 20 de maio de 2011

Discurso de Amanda Gurgel

Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? Não posso, não tenho condições. Muito menos com o salário que recebo"

terça-feira, 17 de maio de 2011

CRIANDO JOGOS EDUCATIVOS

Utilizar Jogos Educativos como instrumento metodológico tem se tornado uma prática constante de muitos educadores. E para ampliar as possibilidades dessa utilização, compartilho com todos através desse blog o que tenho aprendido no Curso de Especialização em Mídias na Educação oferecido pela UESB EAD. Apresento a vocês o JClic, um software que permite criar, realizar e avaliar atividades educativas. Uma forma lúdica de se trabalhar um determinado conteúdo ou de fazer uma avaliação. Este programa pode ser ulilizado em qualquer área (Línguas, Matemática, Música, História, Ciências, Artes Plásticas, etc. Abaixo segue o link do tutorial do JClic que ensina passo-a-passo como utilizá-lo e assim tornar suas aulas mais dinâmicas. Essas atividades podem ser aplicadas a alunos desde a educação infantil até o ensino médio.

Tutorial JClic



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO MÍDIAS AVANÇADO 2ª OFERTA


PLANO DE TRABALHO


PÚBLICO ALVO: Educação Infantil 4/5 anos
TEMA: Dia das Mães

OBJETIVO
  •   Oportunizar a criança o desenvolvimento da capacidade de concentração, atenção e raciocínio lógico, a partir de atividades lúdicas virtuais.

CONTEÚDO
  •   Quebra-cabeça da mamãe

PROCEDIMENTOS
  •   Apresentação da atividade virtual criada com o software de autoria JClic;
  •   Momento de ambientação para experimentar e conhecer a proposta da atividade, bem como familiarizar-se com ela;
  •  Exposição oral dos passos para realização da atividade: como manusear o mouse, como clicar na figura, como arrastar a figura para o espaço desejado, etc;
  •   Realização da atividade feita pelo aluno e acompanhada pelo professor.

 RECURSOS:
  •   Computador;
  •   Câmera digital;
  • Recurso humano.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada processualmente por meio de observação do desempenho do aluno, bem como suas habilidades e ou dificuldades, de forma que sirva de instrumento para reorganização de objetivos e metodologias propostas.

IMAGENS DA REALIZAÇÃO DESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE 









PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL BNCC_PROJETO COMPLETO PARA O ANO LETIVO

PROJETO EDUCAçãO AMBIENTAL EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ ESCOLA (4 e 5 Anos) JEQUIÉ-BA 2021 ...